terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições Municipais 2012

Por Marcelino Peres

Seja para quem mora ou para quem apenas visita, é incontestável a situação de abandono em que se encontra a cidade de Campos do Jordão. As ruas estão todas esburacadas, o sistema de saúde não funciona bem (assim como no resto do país), não há incentivo ao esporte e à cultura, nem tampouco ao turismo que é a principal atividade econômica da região. 
Se o foco for o turismo, certamente que o inverno é a estação do ano que mais movimenta a economia da cidade, sendo o Festival Internacional o evento mais esperado e lucrativo. No entanto, trabalhadores e comerciantes sentem uma queda no movimento turístico a cada ano que se passa. Isso se deve à falta de incentivos e investimentos, fazendo com que nossa cidade comece a perder espaço para outras cidades vizinhas e não-vizinhas em ascensão, como por exemplo Monte Verde, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, dentre outras.
Eleições Municipais de Campos do Jordão 2012É comum o conhecimento de jordanenses que migram para outras cidades em busca de emprego ou de mais qualidade de vida, pois nossa cidade já quase não oferece mais. Nos últimos anos houve um descaso muito grande da Administração Pública com os cidadãos jordanenses e com o meio ambiente. Como justificativa desta afirmação podemos citar a morosidade de realização das obras da rede de coleta de esgoto. O jornal Estadão publicou no dia 12 de junho de 2011 que "Campos do Jordão joga 100% de seu esgoto nos rios", anunciando nesta reportagem que as obras seriam iniciadas ainda naquele mês com conclusão prevista para o segundo semestre de 2013, porém vale relembrar ao eleitor que esse contrato foi firmado na gestão do Prefeito Dr. João Paulo no ano de 2007, quando foi anunciado que as obras seriam concluídas em 2011.
Mas o que fazer diante de tanto descaso político com a população?
Na eleição de 2008 os eleitores decidiram democraticamente eleger uma mulher na esperança de mudanças e melhorias para a Estância Turística, mas tiveram apenas a decepção com uma administração incompetente que deixou a cidade no caos que pode-se observar andando pelas ruas e ouvindo as pessoas.
Neste ano Campos do Jordão possui 9 pré-candidatos concorrendo à prefeitura, dentre eles a atual prefeita Dra. Ana Cristina, tentando a reeleição, porém diante dos fracassos de sua última administração, dificilmente conseguirá enganar o povo novamente.
Dos nove pré-candidatos, três aparecem cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral com o status de "Apresentada impugnação", ou seja, o pedido de registro da candidatura foi contestado por candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público, carecendo de avaliação do Juiz Eleitoral, sendo eles: Dr. Edgard (PSB), Dra. Ana (atual prefeita - PPS) e Ivo Eventos (PV). Estes dois últimos (Dra. Ana e Ivo Eventos) também aparecem com o status "Com notícia de inegibilidade", ou seja, algum cidadão no gozo de seus direitos políticos apresentou petição à Justiça Eleitoral informando motivos que impeçam os pré-candidatos à serem votados pelo eleitor, devido ao não atendimento às leis e normas eleitorais.
Até o fechamento deste artigo, apenas dois processos de candidatura ao cargo de prefeito foram deferidos pela Justiça Eleitoral - o do Professor Duda (PT) e do candidato Fred (PSDB).
No site do Tribunal Superior Eleitoral o eleitor pode acompanhar a situação das candidaturas, a declaração de bens dos candidatos, conhecer e avaliar a proposta de governo dos candidatos. É de suma importância a participação da população nos quesitos políticos, pois somente desta forma poderemos construir uma nação digna à todos os brasileiros. Visite o site do TSE, informe-se e vote consciente!

Nenhum comentário: