sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Uma das atrações turísticas mais esperadas do ano, em Campos do Jordão, é o Festival Internacional de Inverno que ocorre entre os meses de junho e agosto. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Ministério da Cultura e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP - Tom Jobim), com o apoio e realização da Organização Social de Cultura Santa Marcelina, o evento conhecido e respeitado mundialmente, teve sua 42ª edição realizada no ano de 2011.
Com mais de 40 anos de história e tradição, importantes nomes da música clássica já se apresentaram no evento, tais como Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique.
"Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e master classes a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo - sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte - escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Em 2010, o Festival recebeu mais de mil inscrições, e foram selecionados 180 bolsistas. Muitos renomados artistas brasileiros foram bolsistas do Festival de Campos do Jordão em edições anteriores, e reconhecem a sua importância no caminho para a profissionalização de jovens músicos." FONTE: http://www.festivalcamposdojordao.org.br
Abaixo, uma edição de Aécio de Souza, na qual a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto realizou uma apresentação no dia 4 de julho de 2011, sob a regência de Cláudio Cruz, emocionando a platéia com temas de clássicos do cinema.